PE no Futuro
Espaço destinado à discussão sobre novas tecnologias e mídias, novos formatos, oportunidades e desafios para o Produtor Editorial.

A Tv como você conhece vai acabar...

Category: By Michelle Eleutério
Estreiamos nosso blog, com um assunto bastante atual em nossas vidas, que gera muitos subtemas para nossas próximas postagens, TV DIGITAL! Mas a principio veremos como tudo isso começou...

Há tempos se fala em Tv Digital, já utilizada em países de 1º mundo. Mas só em 2005 que os brasileiros começaram a escutar rumores quanto a instalação deste tipo de Tv no Brasil. Cogitou-se até a possibilidade de podermos ver o fiasco da copa do mundo de 2006 por meio desta nova tecnologia. Porém isso foi inviável pois, nesta época, estávamos em fase de “fechamento” do nosso sistema de transmissão, como veremos em nossa linha do tempo, abaixo.

Desde 1994, há estudos voltados á discussão de qual tecnologia se adequaria melhor ao público brasileiro, a americana (ATSC), européia (DVB) ou japonesa (ISDB). O governo federal criou 22 consórcios técnicos envolvendo 106 universidades públicas e privadas brasileiras, institutos de pesquisa e empresas privadas. Cerca de 60 milhões de reais do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações foram aplicados para a criação de inovações brasileiras, incluindo o aperfeiçoamento de equipamentos, tecnologias e de softwares nacionais. Só após o término da primeira fase de estudos em 2006 o presidente Lula assinou um decreto que criou Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, responsável por padronizar e harmonizar as tecnologias nacionais, desenvolvidas pelas universidades e centros de pesquisas brasileiros, com a tecnologia da ARIB (Association of Radio Industries and Businesses) do Japão.

O padrão japonês foi escolhido, por atender melhor as necessidades de energia nos receptores, mobilidade e portabilidade sem custo para o consumidor, diferente do padrão europeu, onde esta operação é tarifada pelas empresas telefônicas. A principal diferença constatada inicialmente após a decisão de se adotar o padrão japonês para ser utilizado na televisão digital brasileira, em junho de 2006, foi a substituição do formato de compressão MPEG-2 para o MPEG-4. Assim se deu o começo de uma “bela” parceria. Até que em 02 de dezembro de 2007 em São Paulo houve a primeira transmissão de TV DIGITAL em alta definição no Brasil.





0 comments so far.

Something to say?