PE no Futuro
Espaço destinado à discussão sobre novas tecnologias e mídias, novos formatos, oportunidades e desafios para o Produtor Editorial.

E-PAPER: novo suporte, novas possibilidades

Category: By Raquel Gonzaga
O e-paper, um suporte gráfico não muito recente, criado em 1970 nos laboratórios da Xerox, tornou-se uma nova possiblidade de suporte, após muitas pesquisas.

Esse papel eletrônico possui tecnologia de tela flexível, superfina, leve, portátil, reutilizável, pode ser dobrada ou enrolada como um papel comum, sem que haja distorção da imagem. Ao contrário de uma tela de computador, que funciona por irradiação da luz, o e-paper é lido por reflexão, como o papel de celulose. Dessa maneira, proporciona maior conforto para os olhos, pode ser lido, até mesmo, sob a luz brilhante do sol. Outra vantagem é o baixíssimo consumo de energia, só gasta energia quando altera alguma coisa na tela.

Essa nova tecnologia é rápida o suficiente para mostrar vídeos e animações. Possui um aproveitamento quase infinito, o que representa um avanço para a preservação do meio ambiente, uma preocupação constante na atualidade.

O e-paper servirá para as pessoas receber os jornais diários, através da internet sem fio, além das últimas notícias. Poderão, inclusive, armazenar livros, textos, imagens que facilitará bastante a vida de estudantes, por exemplo, que não precisarão mais de carregar peso. Outras possibilidades interessantes são os cardápios, rótulos, parede e qualquer mídia ao ar livre, onde o profissional de produção editorial poderá aproveitar bastante para utilizar suas habilidades.

Em longo prazo, quando o e-paper tiver um preço acessível, ajudará na democratização da informação e na diminuição do uso do papel de celulose, contribuindo para diminuir o desmatamento. Porém haverá algumas dificuldades, como a aceitação em culturas que possuem receio com tecnologias. Além de que é uma minoria que possui acesso à tecnologia digital, principalmente no Brasil. Também serão necessárias mudanças na indústria e legislação.

Porém o e-paper já é uma realidade que irá revolucionar a indústria comunicacional. Então os profissionais da área devem ficar atentos a esse novo suporte e se preparar para utilizá-lo e desfrutar de todos os recursos que ele proporciona.

0 comments so far.

Something to say?